Qualidade e Segurança - Gimi Diagnóstico

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Acreditação da ONA

GIMI conquista Acreditação da ONA em suas duas unidades

 

Em 2019, o GIMI conquistou a Acreditação (nível 1) da Organização Nacional de Acreditação (ONA) em suas duas unidades localizadas na região da Penha e Pompéia.

 

A Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde.

 

Para ser acreditada, o GIMI comprovou atender aos padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente.

Certificação de Qualidade em:
Mamografia e Tomografia

Programas de garantia de qualidade são essenciais em todos os setores de prestação de serviços. Por estar sempre atento e comprometido com essa premissa, o GIMI, desde 2005 participa do Programa de Certificação de Qualidade do Colégio Brasileiro de Radiologia.Este ano de 2020, com a experiência acumulada, aliada aos resultados obtidos, bem como o reconhecimento recebido por sua iniciativa, o GIMI foi aprovado para as áreas de Tomografia Computadorizada e Mamografia, proporcionando mais qualidade e segurança para os pacientes nos exames realizados.O Programa de Selos de Qualidade do CBR avalia desde o equipamento até as imagens e o relatório final para verificar se todos os pontos estão adequados. Somente após esta avaliação, recebemos o aval para mostrar que temos nossa qualidade reconhecida pelo CBR.

SELO-MAMA-Gimi-Instituto-de-Radiologia-e-Ultrassonografia-Ltda
SELO-TOMO-Gimi-Instituto-de-Radiologia-e-Ultrassonografia-Ltda

SEGURANÇA DO PACIENTE É RESPONSABILIDADE DE TODOS NÓS

 

O GIMI busca seguir os Padrões Internacionais de Meta de Segurança do Paciente, quais sejam:

 

META I – IDENTIFICAÇÃO DO PACIENTE

 

Garantir processo de identificação do paciente para a prevenção da ocorrência por enganos. Todas as equipes de atendimento ao paciente são responsáveis pela identificação correta dos pacientes.

 

META II – Melhorar a comunicação entre os profissionais

 

Garantir a comunicação efetiva entre os profissionais e com os pacientes sendo transparente utilizando ferramentas da qualidade.

 

META III – Melhorar Segurança dos Medicamentos

 

Garantir a administração e conservação correta dos medicamentos controlar através de Controle de Lote, Notificações da Anvisa, correta administração dos medicamentos.

 

META IV – Garantir o procedimento e preparo correto no paciente

 

Garantir que o procedimento seja feito corretamente fortalecendo a confirmação do preparo do paciente para a garantia de resultados corretos, cadastro correto dos exames, conferência dos exames cadastrados, adequação das amostras biológicas.

 

META V – Reduzir o risco de infecção associado ao cuidado

 

Garantir a conscientização dos funcionários sobre os Riscos Ocupacionais, aplicar o Protocolo de Higienização das Mãos, prevenir os acidentes de trabalho bem com outras atribuições da Norma Regulamentadora 32, promover campanhas vacinais e realizar o controle de vacinas dos colaboradores e médicos.

 

Meta VI – Reduzir o risco de danos aos pacientes resultantes de queda

 

Promover ambiente seguro para os pacientes e realizar a identificação dos pacientes de grupo de risco de queda, treinar e conscientizar todos os funcionários para a identificação do risco de queda e se acontecer qual é a assistência que deve ser aplicada e como realizar a comunicação da queda.

  • Receber um atendimento cordial, respeitoso, humanizado e atencioso, livre de preconceitos de raça, etnia, credo, sexo, idade, origem ou quaisquer outros tipos de preconceito por parte dos nossos colaboradores.
  • Ser identificado através de seu nome e sobrenome, ou nome social, e não pelo número de sua senha, nome de sua patologia, apelidos, ou quaisquer outras formas impróprias, preconceituosas ou desrespeitosas.
  • Ter assegurada sua integridade física e moral, sua segurança, individualidade e privacidade, bem como respeitado por seus valores culturais, morais e éticos, e preservadas a sua imagem e identidade.
  • Sempre que necessitar, e em qualquer situação, receber auxílio de um profissional que esteja presente no local e devidamente habilitado de acordo com a sua necessidade, de forma a garantir seu bem-estar, conforto e segurança.
  • Expressar sua insatisfação, queixas e preocupações aos setores responsáveis na instituição, através do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), e receber informações, orientações e esclarecimentos pertinentes de acordo com as normas vigentes.
  • Ter acesso a todos os procedimentos diagnósticos oferecidos pela empresa, desde que sua realização seja previamente indicada por um médico responsável, quando assim for necessário.
  • Ter acesso ao detalhamento da cobrança de seus exames, quando realizados sob regime particular.
  • Receber orientações e esclarecimentos acerca de documentos e/ou formulários que porventura sejam apresentados para a sua assinatura, de forma a demonstrar seu entendimento claro e consciente para uma opção segura.
  • Ser esclarecido quanto aos riscos e benefícios do procedimento que compõe o diagnóstico, podendo aceitar ou não realizá-lo.
  • Consentir ou recusar a realização dos procedimentos diagnósticos, após ter sido devidamente informado e esclarecido, sem que lhe sejam aplicadas sanções legais ou morais.
  • Ter assegurada a confidencialidade de seu diagnóstico e os resultados de seus exames laboratoriais ou de imagem e tudo aquilo que, mesmo desconhecido pelo próprio paciente, possa o profissional que atua na empresa ter acesso através do histórico do paciente.
  • Se paciente menor de 18 anos de idade, ter como representantes de seus interesses a mãe, o pai ou o responsável legal, que poderá participar ativamente das decisões acerca dos procedimentos diagnósticos, sendo diretamente orientado e esclarecido, exceto quando existir determinação judicial que diga ao contrário.
  • Buscar informações para tomar ciência de todas as condições de atendimento na Instituição.
  • Conhecer e respeitar todas as normas vigentes do GIMI.
  • Ter em mãos os documentos oficiais com foto, necessários para o atendimento, bem como apresentá-los sempre que solicitado.
  • Honrar com seu compromisso financeiro e saldar suas despesas provenientes de procedimentos diagnósticos ou quaisquer serviços prestados pelo GIMI.
  • Providenciar toda a documentação necessária para autorização do atendimento perante seu convênio médico, bem como entregar as guias de autorização de procedimentos que tiver na sua posse.
  • Respeitar os direitos dos demais pacientes e profissionais da instituição, tratando-os de forma civilizada e cortês.
  • Zelar pelo patrimônio privado do GIMI colocado à sua disposição, visando seu conforto e o dos demais pacientes durante o período de atendimento.
  • Não fumar nas dependências do GIMI.
  • Nos casos de pacientes menores de 18 anos, os deveres acima mencionados deverão ser seguidos também pelos seus pais e/ou responsáveis.
  • Informar se compreendeu todas as orientações recebidas, e questionar em caso de dúvidas.
  • Assumir a responsabilidade pela recusa na realização dos procedimentos, ou descumprimento das orientações prestadas pelos profissionais.

A higienização das mãos é uma das medidas mais importantes para promover a segurança de pacientes e demais usuários dos serviços de saúde. O hábito de Higienização das Mãos é uma das medidas mais importantes para promover a segurança de pacientes e demais usuários dos serviços de saúde, pois previne e reduz infecções.

 

‎Dica: a Lavagem de Mãos é uma medida simples, econômica e eficaz na prevenção de doenças e infecções. Confira dicas para lavar as mãos corretamente:

 

1° Abra a torneira e molhe as mãos, evitando encostar na pia. 2° Aplique na palma da mão quantidade suficiente de sabonete para cobrir todas as superfícies das mãos. 3° Ensaboe as palmas das mãos, friccionando-as entre si. 4° Esfregue a palma de uma mão contra o dorso da outra, entrelaçando os dedos. 5° Esfregue o dorso dos dedos de uma mão com a palma da mão oposta, segurando os dedos, com movimento de vai e vem. 6° Esfregue o polegar de uma mão com auxílio da outra, utilizando movimentos circulares. 7° Esfregue, com movimentos circulares, um dos punhos com o auxílio da palma da mão oposta. 8° Enxágue as mãos, evitando contato direto das mãos ensaboadas com a torneira. Se não for possível abrir a torneira sem o uso das mãos, utilize um pedaço de papel. 9° Seque as mãos com papel-toalha descartável, iniciando pelas mãos e seguindo pelos punhos. 10° Utilize o álcool em gel. Ele é eficaz contra todos os tipos de germes (incluindo o vírus da gripe H1N1), além de matar 99,99% das bactérias.

No GIMI, a avaliação do risco é realizada diariamente, a partir da admissão na Recepção, com base nas condições clínicas e necessidades do paciente (cadeirantes, dificuldades de marcha, deficientes visuais etc.).

 

O nosso ambiente é projetado para diminuir o risco das quedas relacionadas a estrutura física e mobiliário (rampas de acesso, banheiros adaptados, algumas macas de exames rebaixadas).

 

O resultado desta ação é monitorado por meio do indicador de NC´s Segurança do paciente – incidência de queda em pacientes.

 

Todas as equipes de atendimento ao paciente são responsáveis em oferecer cadeiras de rodas e auxiliar os pacientes identificados durante o posicionamento do exame, se possível na presença de um acompanhante e/ou familiares.

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    No que diz respeito ao empenho, ao compromisso,ao esforço,
    à dedicação, não existe meio termo.Ou você faz uma coisa
    bem feita ou não faz.
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