Histerossalpingografia
O que é?
A histerossalpingografia (HSG) é um exame ginecológico de raio-x com contraste utilizado para verificar possíveis anomalias nas trompas e na cavidade uterina.
Sua indicação mais comum é na investigação da infertilidade feminina.
O procedimento é simples, rápido e traz mínimas possibilidades de complicações.
Como é feito o exame?
Para realização da histerossalpingografia, a paciente se deita em posição ginecológica (de barriga para cima e com as pernas bem abertas) e o médico radiologista realiza um rápido exame da pelve para inserir um espéculo vaginal — instrumento usado para dilatar a entrada da vagina. Não utilizamos anestesia.
Em seguida, um cateter fino e flexível é inserido no orifício do colo do útero, por onde é injetado uma pequena quantidade de contraste com iodo. Este contraste consiste em um líquido colorido que mapeia os órgãos enquanto percorre o sistema reprodutor feminino, tornando possível a visualização de diferentes ângulos da cavidade uterina e das trompas, por meio de radiografias.
No decorrer do procedimento, que dura entre 20 a 30 minutos, o médico pode pedir para a paciente trocar de posição para mover o líquido a lugares específicos. Através desse método, o radiologista consegue diagnosticar possíveis inconformidades dessas estruturas.
Após o exame, o cateter é removido e a paciente recebe alta para ir para casa. Se dores ou cólicas persistirem, o médico pode ser consultado.
Avaliação Prévia
Neste exame é realizado uma avaliação prévia que tem por objetivo identificar pacientes alérgicos ou potencialmente alérgicos, que necessitem realizar estudos radiológicos utilizando-se contraste iodado e eventualmente, venham a precisar de preparo e atendimento adequados. Por isso, é importante o preenchimento correto desse questionário.
Riscos do Exame
É possível que ocorra algumas reações ao contraste, principalmente alérgicas. São reações possíveis: náusea, vômito, calor, alteração do paladar, sudorese, leve palidez, dor torácica e abdominal, urticária intensa, hipertensão, hipotensão dentre outras. Na eventualidade de reações mais severas, segundo estatísticas médicas, uma fatalidade (0,02%), sendo que a mais grave delas (morte) poderá ocorrer numa (0,00066%). Por isso, é importante o preenchimento correto desse questionário.
Há Contraindicações para este exame?
Sim, paciente com infecções na vagina e no colo uterino ou com sensibilidade a substância iodada.
Unidade de Atendimento
Penha – Mediante agendamento prévio.
Atendimento mediante Acompanhante:
No ato atendimento, os pacientes abaixo explicitados deverão estar acompanhados até o fim do atendimento:
- Pacientes menores de 18 anos (responsável legal);
- Idosos cujas limitações físicas e/ou mentais exijam cuidados permanentes e/ou especiais;
- Portadores de deficiências físicas que necessitem de auxílio regular para locomoção;
- Pacientes internados – acompanhamento médico (do hospital/ambulância)
Documentos necessários
Pedido Médico
Documento válido de identificação com foto, como RG ou CNH.
Carteirinha do Convênio (se for o caso).
Prazo
Mesmo dia – Logo após o exame.
Preço
Sob consulta.
Será um prazer
falarmos com você
Central de Atendimento
(11) 3796-6500
Unidade Penha
Rua Isabel, 131 – Penha – SP